A toxina Botulínica é tratamento dentro da Harmonização Facial utilizado para rejuvenescer, principalmente na região dos olhos e testa.
Indicação
É indicado para suavizar as rugas e linhas da expressão facial, entre as linhas tratadas, estão:
Ações
As rugas aparecem devido ao envelhecimento facial, que ocorre por idade, exposição solar inadequada, má alimentação, entre outros. O fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, que formam as chamadas linhas de expressão.
Quando a toxina botulínica é injetada nessas rugas, ela age como um bloqueador neuromuscular, bloqueando a transmissão dos estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular.
Quando posso fazer ?
Não há idade específica, mas é melhor após os 25 anos ou quando as rugas de expressão começarem a incomodar.
O resultado da aplicação começa ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação e duram aproximadamente de quatro a seis meses, variando caso a caso.
Os tratamentos de Harmonização Facial vão além de puramente estéticos, problemas de saúde como a enxaqueca, ocorrem em milhares de pessoas e podem ser tratados com procedimentos adequados.
O uso da toxina botulínica para o tratamento da enxaqueca promove o relaxamento muscular impedindo que os neurotransmissores levem os sinais de dor até o músculo, reduzindo assim a enxaqueca.
A toxina botulínica é uma alternativa minimamente invasiva para o tratamento de enxaqueca que pode ser indicada quando os tratamentos convencionais demonstraram pouco ou nenhum resultado.
O tratamento com toxina botulínica para dor de cabeça crônica costuma ter maior duração do que nos procedimentos estéticos devido menor espessura do músculo na região, o que mantém o produto concentrado.
A aplicação para enxaqueca depende de uma consulta para avaliação individualizada, entendendo o comportamento da dor para definir o melhor tratamento.
Tratamento enxaqueca
Tratamento bruxismo
O bruxismo compreende os movimentos de apertar e ranger os dentes, com ou sem dor, durante a vigília ou dormindo. É um dos problemas mais observados nos consultórios odontológicos, e suas consequências podem ser graves, envolvendo dores musculares, fraturas dos dentes, raízes e próteses.
A toxina botulínica é aplicada em pontos localizados nos músculos temporal anterior e masseter, na mandíbula. Ela age no neurônio motor impedindo a liberação de acetilcolina, que é a substância que promove a contração da musculatura. Quando aplicada nos músculos mastigatórios, a toxina botulínica impede a contração, que ocasiona o ranger dos dentes.
O toxina faz um controle do quadro, por isso deve ser usado para reduzir a força de contração muscular, sendo aliado a correção da mordida.
Para as pessoas que se incomodam com o sorriso que expõe de maneira exagerada a gengiva, a toxina botulínica também pode ser a solução.
A aplicação da substância é capaz de impedir a contração excessiva do músculo responsável por elevar o lábio superior, normalizando e harmonizando o sorriso sem a necessidade de intervenção cirúrgica.
A ação da toxina botulínica inicia em 48 horas após a aplicação e sua duração é aproximadamente de quatro a seis meses.
O sorriso gengival é um problema que causa desconforto, baixa auto estima, vergonha ao sorrir e dificuldade no convívio social.
A DTM – Disfunção Temporomandibular, nome dado ao conjunto de sinais e sintomas que afeta a musculatura da mastigação e/ou a articulação temporomandibular (ATM) – aquela situada entre a mandíbula e o crânio, na região anterior à orelha.
O tratamento consiste na aplicação da toxina em pontos de alguns músculos faciais e cranianos que estão sobrecarregados devido a desordem dos movimentos articulares, principalmente os utilizados na mastigação.
A toxina botulínica age paralizando temporariamente os músculos sobrecarregados e aliviando a tensão muscular.
O tratamento com toxina botulínica para DTM é rápido, simples, seguro e eficaz. Feito dentro do consultório, a melhora pode ser notada em poucos dias e os efeitos duram até 12 meses.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) estabelece a competência legal do Cirurgião-Dentista para execução dos procedimentos da Harmonização Orofacial (HOF). A competência legal está prevista na legislação vigente, seja na Lei 5.081/66, que regula o exercício da Odontologia no Brasil, quanto na Resolução-CFO-198/2019, que regulamenta a Harmonização Orofacial como especialidade odontológica.